PTdoB conquista 3 cadeiras na Câmara Municipal de Belo Horizonte

O Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) teve três candidatos a vereador da sigla eleitos para o mandato 2017-2020 na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). São eles: Edmar Branco, Fernando Borja e Orlei. Com este resultado, a legenda se consolida como o terceiro partido com maior representatividade na CMBH, ficando atrás apenas do PHS e do PTN, que elegeram 4 vereadores cada. Dos 41 vereadores que compõem a casa legislativa, 25 vão assumir seu primeiro mandato. O índice de renovação será de 56% com a representatividade de 22 siglas partidárias.

Eleito com 6.319 votos, Edmar Branco avalia que as mudanças provenientes da reforma eleitoral foram benéficas para aqueles que já tinham projetos e ações com a comunidade. “Mesmo sem muito recurso financeiro, nossa campanha foi exitosa porque nós já desenvolvíamos um trabalho social bem consolidado. Pessoas que não tem projeto ou proposta não tiveram chance nessa eleição”, comenta.  É a segunda eleição que Branco, como é conhecido, tentou uma cadeira na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Eleito para o seu primeiro mandato vai basear sua atuação em cinco bandeiras principais: defender a vida onde ela está ameaçada, trabalhando nas comunidades carentes; meio ambiente, com foco no Ribeirão do Onça e nos parques das comunidades que estão abandonados, incentivando a prática de atividades e a revitalização dos espaços; política para moradias/habitação e valorização do esporte amador.

Para Fernando Borja, eleito com 4.384, esta eleição teve como diferencial o número grande de candidatos e o pouco tempo de campanha eleitoral.  “Acredito que a renovação na Câmara é uma oportunidade de termos novos debates. Quero construir uma unidade na legislatura para que possamos aprovar projetos e programas que ultrapassem mandatos e perdurem”, explica. Borja quer priorizar projetos voltados para a área da educação, principalmente com relação à segurança dentro das escolas. “Temos que criar um ambiente seguro para o aprendizado, mudar este clima de violência que vemos hoje nas escolas. Também quero trabalhar pela implantação de um programa de prevenção a abusos e maus tratos à acriança e ao adolescente nas escolas, além de lutar para conseguirmos subsídios na passagem do transporte público para os nossos estudantes. Temos que qualificar nossas crianças e nossos jovens, pois eles são a mão de obra do futuro, além de valorizar os professores”.

Reeleito com 6.133 votos, o vereador Orlei diz que seu próximo mandato continuará priorizando a área social, dando suporte para recuperação de dependentes químicos, de pessoas em situação de rua, etc. “Esta foi uma campanha difícil, pois a política teve muita rejeição. Mas, graças ao trabalho social que desenvolvemos e que já é consolidado, conseguimos fazer a diferença e ganhar mais uma vez o voto de confiança dos belo-horizontinos”, comenta Orlei.

Conheça Edmar Branco

Edmar Branco é morador do bairro Paulo VI e conhece de perto as dificuldades da região Nordeste. Educador Social, trabalha há mais de 17 anos na defesa e instrução de crianças e adolescentes em vulnerabilidade. Atuou voluntariamente como Conselheiro da Juventude, contribuindo para a criação do Estatuto da Juventude; foi coordenador no programa Escola Aberta; oficineiro no programa Fica Vivo e atuou no abrigo da Associação Irmão Sol. É presidente do Conselho Comunitário Unidos pelo Ribeiro de Abreu, instituição que integra o Movimento “Deixem o Onça Beber Água Limpa” e propõe ações que contribuam para a implantação do Parque do Onça.

Conheça Fernando Borja

Belo-horizontino, casado e pai de 3 filhos, Fernando Borja é advogado, administrador, pastor executivo da Igreja Batista da Lagoinha e apresentador do programa Geração de José, na TV e Rádio Super. Foi idealizador do Seminário Teológico Carisma, diretor-geral do Colégio Cristão, membro coordenador da Rede Evangélica do Terceiro Setor e da Missão Portas Abertas. Também foi diretor de desenvolvimento de Projetos de alfabetização e educação infantil da Alfalit Internacional.

Conheça o Orlei

Eleito pela primeira vez em 2012, Orlei sempre se interessou por causas comunitárias e necessidades da população de Belo Horizonte. Atualmente participa em mais de 40 creches; Igreja Padre Eustáquio; Sociedade São Vicente de Paulo; asilo “Lar Dona Paula”; “Família de Caná”; APAPE-BH, dentre outras instituições. Possui um trabalho significativo no resgate de animais, sendo tratados, reabilitados e encaminhados para a adoção. Na área de segurança, é autor de projeto que proíbe a fabricação e comercialização de armas de brinquedo e similares. Na saúde, é coautor de projeto que permite à ampliação de hospitais particulares com a criação de mais alas de pediatria. Usa de maneira consciente a verba pública e desta forma é um dos vereadores mais econômicos das capitais.

Author Info

PTdoB

Seja o primeiro a comentar.

Comments are closed.